quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

OS DOIS MONTES

Marcos 9:2 a 13

Introdução

“Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? Salmos 121:1

Qual a real importância dos montes para os Israelitas?

a) Os montes para eles era a morada de Deus,
b)Era o lugar aonde Deus habitava.

Quando Deus chamou Moisés para entregar os Dez Mandamentos, Deus o chamou para cima do monte Sinai.

Os Israelitas viram que o monte tremia, fumegava. Ouviam trovões e relâmpagos.

Voltando um pouco, Abraão oferece Isaque como sacrifício no monte.
Deus apresenta aos Israelitas os dois montes: O monte das bênçãos e o Monte da Maldição.
Mais não é sobre esses dois montes que quero falar.
Vamos ao Novo Testamento. Pois no NT a figura dos montes também tem o seu lugar:
a) Quando Jesus começou seu ministério; Ele pregou seu primeiro sermão aonde mesmo?
b) Quando Jesus ia orar ele ia pra aonde mesmo?
Mas ainda não é sobre esses dois montes que eu quero falar
Eu quero subir com vocês a dois montes em especial. Vamos abrir a bíblia em Marcos 9:2-8

Monte da Transfiguração
Marcos 9: 2 a 8 – A Transfiguração de Jesus.

Vamos subir, lá em cima eu vejo no plano mais baixo os nove discípulos e um grupo de pessoas que pareciam estar discutindo alguma coisa.
Em um segundo plano eu vejo três pessoas: Pedro, Tiago e João que pareciam estar extasiados com o que estavam vendo. E em um terceiro plano, um pouco mais alto, eu vejo mais três pessoas as quais pela leitura da Bíblia, nós sabemos quem são.
Podemos distinguir o personagem ao centro, tendo um a sua esquerda, e outro a sua direita. Este era Jesus a conversar com Moisés e Elias.
S. Lucas 9:30 e 31 nos informa que eles falavam de sua morte que deveria ocorrer em Jerusalém.
Então me vieram à mente as palavras de Pedro: "Quão bom é estar aqui". (V. 5)
Realmente é muito bom estar em algum lugar a sós a meditar sobre uma das muitas cenas bíblicas sobre Jesus, isto nos traz uma paz profunda. Na presença de Jesus qualquer lugar se torna bom.
Volvemos novamente para a Bíblia, você lembra do pedido de Tiago e João: "Mestre no teu reino faz que um de nós esteja a tua direita e outro a tua esquerda".(Marcos 10:35,37). Então me veio o seguinte pensamento: ao terem eles contemplado a transfiguração de Jesus com Moisés e Elias ao seu lado, e sentindo como uma visão do futuro aqui na terra, não desejaram eles Tiago e João, o lugar de Moisés e Elias? Você não gostaria de estar no lugar deles?
E, aí me veio a pergunta: qual dos dois estava à direita, Moisés ou Elias? É claro, não obtive resposta, talvez porque isto não tenha tanta importância. O importante é estar na presença de Jesus.
Tirei deste pensamento uma lição importante: talvez eu esteja interessado em conhecer, em ver, em falar com Jesus face a face. Mas, como Tiago e João, eu não esteja preparado para beber o cálice que Jesus bebeu e nem ser batizado como Ele foi. Embora resposta deles tenha sido: "podemos", penso que eles não estavam.


Monte do Calvário

Agora, olhando para o cume deste mesmo monte contra um céu cinzento e nublado com nuvens carregadas como prelúdio de um grande temporal, vem à nossa mente a cena descrita em:
Marcos 15: 1 a 41 – Jesus perante Pilatos e a Crucificação (V. 24, 25, 28 )
Lá distante podemos ver o mesmo personagem ao centro, como no monte da transfiguração, embora numa situação bastante adversa, tendo de cada lado não as figuras tranqüilizadoras de Moisés e Elias. Mas, dois mal feitores, dois ladrões entre os quais estava sendo contado, e na mesma situação, isto é, pendurado numa horrível cruz.
Aos seus pés algumas mulheres choraramdo e também os seus discípulos um tanto decepcionados com aquele acontecimento, embora eles tivessem ouvido dos lábios do Mestre tudo aquilo que estavam a presenciar.
Mais abaixo uma turba que momentos antes gritara: crucifica-o, crucifica-o, agora pasmada com a mudança repentina das condições do tempo que passou de um dia ensolarado para ameaça de uma terrível tempestade.
Realmente estava para acontecer a maior e mais terrível tempestade já vista na face da terra – a morte do Filho de Deus.
Olhando novamente para o monte vendo as três cruzes até parece que dá pra ouvir a conversa, quando um dos ladrões vira-se para Jesus e pede: "... Lembra-te de mim quando entrares no teu reino...". (Lucas 23: 42). Que privilégio; estar com Jesus no seu reino: "... Estarás comigo no paraíso". (V. 43)
Há irmãos, aqueles lábios que tantas vezes foi abertos para abençoar, para ensinar, para perdoar, para corrigir com mansidão, a significativa frase: "... Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". (Lucas 23:46)
Aquela cabeça antes sustentada pela varonilidade de um verdadeiro homem, agora pendia sobre o peito sem nenhum pensamento para fluir aos lábios, pois nela deixara de existir a vida.
Vida – tiraram-Lhe a vida os homens, seus irmãos, todos movidos por satanás.
Esta cena ao contrário da anterior que me levou a expressar como Pedro: "Quão bom é estar aqui", Agora Pedro e os outros não queriam está ali. Isso causa-me revolta e fico a pensar: qual seria a minha situação se eu estivesse lá em cima desse monte?
As vezes só gostamos de está com Jesus na gloria, são poucos os que querem estar com Jesus na Cruz.

Embora esta cena tenha ocorrido há muito tempo atrás, eu sinto que naquelas mãos santas atravessadas pelos cravos, e naquela cabeça santa dilacerada pelos espinhos da rude coroa, estava gravado o meu nome:
Creio também, querido irmão, que lá estava gravado o teu nome, não importa se és rico ou pobre, branco ou negro, amarelo, vermelho, criança, jovem, adulto ou velho, bom ou mau. Não importa qual seja a tua situação, o teu nome estava gravado nas mãos santas de Jesus.
Já reconheceste esta verdade? Já pensaste nesta cena com emoção? Se não, ainda é tempo.
Sobre os Dois Montes – quase sempre se busca refugio nos montes. A que monte você se dirige para buscar paz, perdão, alegria? O mundo oferece muitos montes: riquezas,fama, prazeres nas drogas, esportes, sexo etc.
"Corre veloz para o monte, (hino 180 H.A)" de preferência o do calvário. Fisicamente Jesus ali não está, mas sua voz estará ao alcance de teus ouvidos se tão somente pedires: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino," então ouvirás: "... estarás comigo no Paraíso".
Que seja esta também a tua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário