segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TIRAI OS DEUSES ESTRANHOS

TIRAI OS DEUSES ESTRANHOS
TEMA: ICABOD OU EBENEZER?
I Samuel 4:1 - 7:13


Introdução:

Hoje no mundo, travamos uma grande batalha, e também estamos em constantes lutas, lutamos por ideais por sonhos, por conquistas, muitos confiam no seu grande potencial e mesmo assim fracassam. Onde está o problema do fracasso da humanidade? As vezes até justificamos, "eu sou um servo de Deus, e vou sempre a igreja" mas por quê não sou abençoado por ele. Hoje descobriremos que somente você pode escolher ser um Icabod ou um Ebenezer.

I - Primeira peleja contra os filisteus.

A. O combate

1. Israel, cujo nome significa vencedor acampou em um lugar, que posteriormente foi chamado Ebenezer.

2. Os filisteus, cujo nome significa amigos da idolatria, acamparam junto a Afeca.

3. Israel foi derrotado e quatro mil homens foram mortos.

II - Segunda peleja contra os filisteus.

A. Israel levou a arca da aliança.

1. Hofini e Fineias, os dois filhos de Eli, tiraram a arca da aliança que estava entre os querubins.
2. A arca simboliza a presença de Deus entre Israel.

3. Os filisteus atemorizaram por causa da arca.

B. A Segunda derrota de Israel.

1. Foram mortos mais de 30 mil homens de pé.

2. Foi tomada a arca de Deus.

3. Os dois filhos de Eli, Hofini e Fineias, foram mortos.

C. O impacto da noticia.

1. Um homem da tribo de benjamim, saindo das fileiras, chegou a siló com as vestes rasgadas e terra sobre a cabeça.

2. Eli estava sentado num cadeira, na entrada da cidade, esperando ansioso por saber da arca do Senhor.

a. A cidade prorrompeu em gritos, ao saber da noticia.

b. Ao Eli receber a noticia tragica, já com noventa anos e cego, caiu com a cadeira, batendo a nuca quebrou o pescoço e morreu.

c. O principal motivo de sua morte foi a tomada da arca.

D. Icabod

1. A nora de Eli, esposa de Fineias estava gravida, próximo do parto, e ao ouvir aquelas noticias ( da derrota, da arca, de seu esposo e de Elï) em grandes dores deu a luz.

2. Neste contexto de desgraça, nasce o seu filho, o qual o nome mais inspirador, foi icabod, que quer dizer: foi se a glória de Deus, ou desgraçado. (comentar sobre Icabod).

a. A arca já havia passado por vários lugares, até chegar a Quiriate-Jearim; e já havia passado vinte anos desde a última peleja.

III - A terceira peleja contra os filisteus.

A. Samuel exorta o povo ao arrependimento.

1. Samuel disse: "Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a Ele só, e vos livrará das mãos dos filisteus. V. 7:3

2. Israel tiraram dentre si os baalins e os astarote e serviram só ao Senhor.

B. Os filisteus são vencidos.

1. Congregaram em Mispa, jejuaram aquele dia e arrependeram dizendo: pecamos contra o Senhor.

2. Os filisteus vendo Israel congregando em Mispa, pensaram estar planejando um ataque contra eles.

3. Os filisteus atacaram Israel, sem Israel estar preparados com munições e armas de guerras, pois não esperavam pelejar, mas estavam reunidos adorando ao Senhor.

4. Samuel continuou clamando a Deus, para os livrarem dos filisteus.

5. Samuel sacrificou um cordeiro e clamou a Deus, e Ele respondeu com trovões e estampido sobre os filisteus, eles ficaram com medo, e fugiram, Israel os perseguiu e os derrotou.

C. Ebenezer.

1. Tomou Samuel uma pedra e lhe deu o nome Ebenezer, que significa: até aqui nos ajudou do Senhor, ou seja Vitória.

2. Assim os filisteus, foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel.

Ilustração: Adriana fazia parte de uma família não cristã, mas começou assistir a uma serie de conferência, e gostou muito, resolveu fazer parte da classe bíblica, preparatória para o batismo, estava decidida por Cristo.
Por influencia dos amigos, resolveu participar de uma festa que seria um dias antes de seu batismo, era o seu deus estranho mais querido, pois adorava estes ambientes. Curtiu a festa a base de bebidas alcóolicas e aperitivos, ao voltar para casa estava bêbada.
No outro dia era o Sabado, e seria o seu batismo, na hora de batizar, ainda não havia chegado, mas chegou apenas um bilhete, adriana não pode vir, pois ontem ao voltar de uma festa, foi atropelada por um carro, e pouco depois de chegar no hospital veio a falecer. Alimentar um deus estranho pode ser muito perigoso.

Conclusão:

Nos difíceis momentos de nossa vida, quando estamos em luta por uma vitória, seja qual for a luta, primeiro você precisa ir a Deus e arrepender de seus pecados, mas também é preciso tirar os deuses estranhos de nossa vida, hoje existem muitos deuses estranhos modernos, aparentemente inofensivos, mas enquanto não tirarmos esses deuses estranhos, vamos continuara sendo perdedores, e como resultado, sendo um icabod.
Mesmo fazendo parte de uma nação que nome significa vencedor, podemos estar sendo derrotados, mas quando decidirmos buscar a Deus de todo no nosso coração, e eliminar os deuses estranhos e passaremos a chamar Ebenezer, vencedores em Cristo. Somente você poderá decidir, a vitória ou o fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário